Abertura oficial da Semana da Pátria



A abertura oficial da Semana da Pátria ocorreu ontém, segunda-feira. 5 de setembro. O evento começou às 8h, com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria no municipio que foi recepcionado pelo Tiro-de-Guerra 10-018, representantes de instituições públicas, Polícia Militar, Guarda Municipal, estudantes do município, associações esportivas e grupo de escoteiros. Em seguida foi realizada a corrida com a chama, partindo do Monumento do Peixe, pelas principais ruas até a Praça do Centenário, onde ocorreu a cerimônia em que a chama foi entregue ao representante do municipio. O Senhor Francisco Marcio Cavalcante Pinheiro, Secretário de Meio Ambiente, representando o Exmo Senhor Prefeito Municipal de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos, recebeu a chama das mãos do atleta acarauense Magno Hávila Belém, tri-campeão brasileiro de Karatê. ao receber a chama o senhor Marcio, declarou aberta a semana da Pátria no município. Autoridades civis e militares, representações das escolas municipais também participaram do evento.

Durante a cerimônia, houve o hasteamento do Pavilhão Nacional, seguido da leitura da mensagem da Defesa Nacional aos jovens e a canção do Hino da Independência.

MENSAGEM AOS JOVENS
Lida na solenidade do FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA.
O “FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA” surgiu em 1938, como idéia de um grupo de patriotas que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo.

A LIGA DA DEFESA NACIONAL acolheu a idéia e, desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da nossa independência, cerimônias como esta são realizadas para cultuar a Pátria, procurando manter viva no nosso povo e principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.

Os instantes aqui passados, ouvindo o nosso Hino, vendo a nossa Bandeira tremulando no topo de um mastro, participando de uma cerimônia específica de culto à Pátria, exigem de nós todos, e particularmente dos jovens, uma reflexão.

Da parte de vocês, geração que representa o futuro, a reflexão refere-se à responsabilidade que lhes cabe, pelo compromisso de consciência de que, no porvir, em cerimônia idêntica a esta, a mensagem a ser dirigida, aos jovens de então, possa retratar a Pátria com que nós todos sonhamos.

A nossa responsabilidade de agora é a de prepará-los para o compromisso futuro. Prepará-los, significa dar-lhes a oportunidade do conhecimento, para que tenham a capacidade de mudar.

Há valores permanentes, criados pelo espírito, que devem ser respeitados e propagados, a despeito das mudanças que se operam na sociedade.

A preservação da Pátria, na sua integridade territorial; a convivência comunitária, através da participação na solução dos problemas de todos; a prática constante do civismo, como forma de lembrar que este chão nos pertence; o respeito e a obediência aos pais e aos mestres; o trato cordial com todos; a dedicação aos estudos; a honestidade como padrão de comportamento permanente.

Todos são valores a serem cultivados.

Fala-se muito, na atualidade, de cidadania, palavra forte e da mais alta significação.
Cidadania significa a existência de uma Pátria e implica em deveres e direitos; deveres a serem cumpridos e direitos a serem exigidos.
CIDADÃOS!

Neste dia em que são iniciadas as comemorações alusivas à data da nossa Independência, a LIGA DA DEFESA NACIONAL, diante do FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA, conclama o nosso povo e, enfaticamente, a nossa juventude, a que levem dentro do peito e repassem para aqueles com quem conviverem, o calor dessa Chama, como fonte inspiradora do amor à nossa Terra, como compromisso de estudo e de trabalho, para a transformação do nosso BRASIL na PÁTRIA grandiosa e amada que todos nós desejamos.

Como palavras finais, alertamos a todos os brasileiros para o risco que corre a nossa Pátria, diante da cobiça de algumas nações estrangeiras pela AMAZÔNIA,usando como bandeira a proteção aos nossos silvícolas, mas que , de fato, ambicionam a posse das imensas riquezas que existem naquela região.

A geração atual, através do povo em geral e dos seus representantes, não pode cruzar os braços diante dessa realidade – ou ocupamos, defendemos e guardamos a nossa AMAZÔNIA ou seremos malditos pelas gerações futuras, por não termos conjugado, efetivamente, estes três verbos: OCUPAR, DEFENDER e GUADAR a nossa AMAZÔNIA, que é patrimônio Brasileiro.

Que as nossas palavras não se percam ao vento, mas que sejam guardadas por todos os que as ouviram ou leram, assegurando o compromisso de fazer sempre TUDO PELA PÁTRIA !